quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

RESENHA DO LIVRO: UM PRESENTE PARA O GUETO

Por: Cristina Rodrigues

(Levi Souza/ Fuzzil)
Literatura periférica

Um Presente para o Gueto, livro do poeta Levi de Souza, de fato é um presente para a literatura periférica, vem desmascarar toda a hipocrisia, injustiça e descaso das autoridades para com a sociedade, em especial a população de baixa renda, residente geralmente nas periferias, nos bairros menos privilegiados, portanto; sem investimentos, sem segurança, sem saneamento básico... E como muitos pensam, “sem cultura”.
O livro vem quebrar essa visão de periferia não ter cultura, quer mostrar que as pessoas têm seus valores, independente de onde moram.
Fuzzil, com todo seu talento vem provar que na periferia também têm pessoas boas, de caráter, que se preocupam com os problemas do Brasil, sobretudo educação e cultura. Além de tudo, Fuzzil traz suas críticas em forma de poesia, adicionando um tanto de romance (percebido em algumas poesias) e ainda misturada com uma dose de “Semancol” para essa sociedade materialista e para o Estado que não quer que o povo aprenda, quer que sejamos fracos e continuemos indefesos e sem voz para reivindicarmos o que nos é garantido por lei na “famosa Constituição Brasileira”.
Com Um presente para o gueto, entre vários outros livros de poetas, poetisas, músicos, artistas da periferia (que lutam pela igualdade, inclusão social, divulgação da cultura afro – luta contra o preconceito racial, etc.) podemos mudar esse quadro e incentivar à leitura, cultura, esporte que possibilitarão a essa “esquecida” parte da sociedade, perspectivas de um futuro melhor.
Não deixemos de acreditar que a chave para uma sociedade mais justa e igualitária está na educação, é por meio dela que podemos transformar pessoas em cidadãos de bem, informados e que sabem o que quer.

2 comentários:

Jéssica Balbino disse...

resenha super...verdadeira !
adorei ...
ela e o livro ;)
se der, passa lá no blog...cheio de novidades
bjo

De Lourdes disse...

Uma resenha espetacular, de um livro que é mais do que um grito a dignidade periférica!
Parabéns! Sou tua fã!
Abraços!