terça-feira, 9 de abril de 2013

Wesley Noog faz show gratuito no Pavilhão das Culturas Brasileiras





Apresentação Mamelucoafrobrasileiro acontece nosábado (13/4) a partir das 15h, como parte da programação da exposição Design da Periferia

Acompanhado de músicos de percussão e sopro, o cantor de samba-soul Wesley Nóog sobe ao palco do Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, como uma das atrações artísticas da exposição Design da Periferia -cujas apresentações musicais estão sendo organizadas por Eleilson Leite, coordenador da área de Cultura da Ação Educativa.
O show gratuito trará músicas do elogiado álbum Mameluco Afro Brasileiro, lançado em 2008, em que Nóog, com sua voz marcante e letras sofisticadas, brinca com a necessidade do ser humano de classificar tudo. O cantor promete também apresentar algumas músicas de seu novo trabalho, Soul Assim – ainda sem previsão de lançamento.
Além de seu trabalho solo, Nóog se apresenta com grupos culturais da periferia da Zona Sul de São Paulo, como Z’África Brasil e os saraus da Cooperifa e do Binho. "Estar ligado a estas iniciativas permite que eu tenha uma visão mais clara da realidade como também ter ações transformadoras que são negadas pela educação 'oficial' e, acima de tudo, exercer a minha função na história como artista cidadão, aquele que vai onde o povo está", afirma. O artista também é educador do projeto Arte na Casa, da Ação Educativa, no qual ministra aulas de violão para menores que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa.
Sobre a exposição
A exposição Design da Periferia, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, procura fazer um mapeamento de uma produção que não surge da erudição, mas da capacidade de invenção do povo brasileiro. Com a curadoria de Adélia Borges, é o resultado de pesquisas pelo Brasil, por cidades e comunidades que exibem preciosas lições de design.
Segundo a curadora, por trás da precariedade de vida da maioria dos brasileiros encontram-se soluções geniais, manifestações inequívocas de sabedoria criativa, em artefatos feitos pelo povo para uso em seu cotidiano. “O conceito de periferia é sempre relativo, ele depende de um centro, que pode ser geográfico – um país periférico aos que têm mais voz no mundo, ou a parte de uma cidade que está distante do seu centro, por exemplo – ou pode ser metafórico, no sentido de não pertencer ao mainstream. É com esse sentido que estamos trabalhando”, diz ela.

Mais informações sobre a exposição em www.culturasbrasileiras.sp.gov.br.
Show de Wesley NóogQuando: Dia 13 de abril (sábado)
Horário: 15h


Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras, Parque Ibirapuera - Rua Pedro Álvares Cabral, s/n
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário: