quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Círculo Palmarino inicia sua 2ª jornada de formação em Embu das Artes

O último dia 23 de fevereiro marcou o início da 2ª jornada de formação política do Círculo Palmarino. O Primeiro encontro aconteceu na Escola Municipal Paulo Freire, na cidade de Embu das Artes, ao lado da Sede Nacional do Círculo Palmarino.

A atividade contou com a presença de mais de 70 pessoas e teve início com a intervenção poética de Dugueto Shabazz, com o seu poema “Eu vou pra palmares”.
“Mesmo que eu tenho que cruzar terras e mares
Eu vou pra palmares
Mesmo que no caminho me sangrem os calcanhares
Eu vou pra palmares
Mesmo que os inimigos contra nós sejam milhares
Eu vou pra palmares
Enfrento os Borba Gatos e os Raposo Tavares
Eu vou pra palmares” (Dugueto Shabazz)
Logo em seguida, Marcio Farias, militante Palmarino e um dos formadores da Jornada, fez uma breve apresentação do programa do curso e na sequência Juninho, membro da Coordenação Nacional do Círculo Palmarino, fez um panorama de apresentação da entidade colocando os seus princípios, eixos de intervenção e organização.
Ainda no período da manhã teve início o primeiro módulo do curso “Introdução aos Estudos Africanos”, facilitado pela formadora Amanda. Logo após o almoço tiveram início as discussões do 2º módulo “Escravidão, Colonialismo e Imperialismo”, facilitados por Marcio Farias e Maykon Santos.
Após as apresentações iniciais o plenário foi dividido em 5 grupos, que tiveram o desafio de aprofundar um pouco a discussão que rolou ao longo da formação e sistematizado no final com uma grande plenária aberta.
Ao longo do dia também fizeram intervenções culturais, Thiago Lima do Sarau da Casa, o poeta Fuzzil, e o saxofonista Sidney.
A jornada continua
No próximo sábado, dia 2 de março, será realizado o 2º dia da formação. A atividade acontecerá na sede da ONG Ação Educativa e será composta pelos módulos  III “Resistência e lutas políticas: Etapas da Consciência Negra e Luta Anticapitalista” e IV “Racismo Contemporâneo: O Genocídio da População Negra”.
Além de São Paulo, a Jornada irá percorrer outros 4 estados brasileiros: Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Essa jornada faz parte da Campanha Contra a Faxina Étnica do Povo Negro e conta com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos.



Nenhum comentário: