sábado, 3 de dezembro de 2011

MOSTRA DE CINEMA AMADOR: FILMES SOBRE TRANSPORTE PÚBLICO, ARTES E GAYS NA PERIFERIA

Jovens de São Paulo apresentam sete curtas produzidos em oficinas do coletivo Periferia em Movimento; cantor Terra Preta encerra evento
O Coletivo Periferia em Movimento  convida a todos para a primeira MoCA – Mostra de Cinema Amador. A MoCA é o resultado das Oficinas de Cinema Amador realizadas pelo coletivo entre junho e novembro nos distritos do Grajaú e do Campo Limpo, zona Sul de São Paulo.
Sem intenção de formar cineastas profissionais, as oficinas oferecem novas possibilidades aos jovens dessas regiões. Muitos deles tiveram seu primeiro contato com o audiovisual enquanto outros aperfeiçoaram seu conhecimento.
Durante os encontros promovidos em espaços públicos dos dois bairros, os membros do coletivo Periferia em Movimento apresentaram a proposta de produzir curtas metragens para internet, as possibilidades existentes no meio audiovisual, além de levar gente que atua na área para falar de suas experiências, rotina, dificuldades e benefícios.
O resultado são sete curtas metragens, sendo seis documentários e um de ficção, sobre os mais diversos temas.
É o caso da produção de Adriano Sousa, do jardim São Luiz, que aborda a questão da homossexualidade na periferia em“Economicamente Gay”; ou do músico Ortiz Fassano, do Pq. Residencial Cocaia, que fala da vida de artista da quebrada em “O espetáculo por detrás das cortinas”; ou em “Do not fuck my life”, de João Victor Cardoso Fuda, de 14 anos, também do São Luiz, que produz vídeos ao estilo “Jackass” para o Youtube e resolveu falar sobre o próprio trabalho em um documentário.
Em “Valo Velho Direto”, de Levi de Souza (Capão Redondo) e Vanessa Silva Lima (Pq. Arariba), o assunto é o fim de uma linha de ônibus que ligava o bairro do Valo Velho ao terminal Bandeira e foi extinta. As viagens eram tão extensas que alguns passageiros criaram um grupo de samba que existe até hoje.
Em “Plano e Processo. Próximo!”, Deni Chagas (Grajaú) fala das próprias dificuldades em produzir um curta; e Wellinton Carvalho, do Capão, fala da luta de quem faz teatro na periferia em seu filme.Única ficção, “Um sonho, mendigo” conta a história de um jovem sonhador que sai do Nordeste para construir sua vida em São Paulo. A história foi produzida por Diego Gonçalves, Igor Araújo e Fabio Paulo Rosa, da Vila Santa Catarina.Além dos curtas, a MoCA também apresenta um show especial do rapper Terra Preta, que já gravou com ícones como Mano Brown, Criolo e Emicida, além de vencer uma edição do programa “Astros” (SBT) e participar do “Som Brasil” e “Central da Periferia” (TV Globo). O rapper cantará músicas de seu repertório, como “Crises”, que o elevou ao topo dos assuntos mais comentados no twitter brasileiro em janeiro de 2011.A MoCA e as oficinas acontecem graças ao subsídio concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio do programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura.
SERVIÇO
MoCA – Mostra de Cinema Amador – Periferia em Movimento
Quando é? – Domingo, 4 de Dezembro · a partir das 16:00 – 20:00
Onde é?-
Paço Cultural Julio Guerra (Casa Amarela)
Praça Floriano Peixoto, 131 
– Largo Treze -
Santo Amaro – São Paulo
ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário: